Francisco
Panachão
Artista Plástico, pintor brasileiro, morador em São Paulo/SP , engenheiro civil , poeta, 68 anos. Forma-se em Engenharia Civil aos 23 anos e passa a exercer essa função até hoje.
Projetou-se como artista plástico principalmente pela sua arte mostrar personagens retratados sem rosto e despidos, aparentando “sair” do plano bidimensional da tela, com mãos e pés do próprio artista modelados em 3D e literalmente incorporados na obra. Suas obras dividem-se em:
Originais primitivos
São trabalhos originais de pintura, realizados em telas (canvas) com tinta acrílica , ou sejam, originais primitivos, mas que também podem ser adquiridos, no formato de reproduções digitais sobre tela (canvas), (originais seriados), sendo uma técnica de reprodução, diferindo de impressões comuns em tela, por sofrer uma “intervenção artesanal” executada pelo próprio artista, sobre a impressão da obra original, recriando-a de forma diferente, a partir da imagem original.
Pinturas Digitais
São trabalhos criados graficamente, diretamente no computador, gerando imagens digitais originais. Posteriormente são impressos digitalmente sobre tela de algodão(canvas), produzindo uma nova obra exclusiva, assinada ,datada e numerada sequencialmente, com limite de edição.
Composée by Panachão
São montagens gráficas a partir de imagens das obras dos grandes mestres da pintura mundial. Criados graficamente, diretamente no computador, produzem uma composição única, mesclando partes das obras mais conhecidas e famosas de diversos artistas. O resultado final é inédito e até divertido sendo impressos digitalmente sobre tela de algodão(canvas).
Panachão só utiliza tintas e verniz, ecologicamente corretos, solúveis em água e as embalagens de envios ( tubetes de papelão) são recicláveis.
A arte de Panachão, predominantemente surrealista e impressionista, conforme pode ser percebida nos temas e textos abordados, é subliminar e permeada de espiritualidade, deixando transparecer na percepção do artista, a existência de seres extra físicos e outras consciências existenciais, que transitam por universos paralelos, coexistindo simultaneamente e influenciando-nos a todo instante.